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sábado, 28 de maio de 2011

jogo de perguntas e respostas no flash

Para acompanhar este tutorial é bom ter conhecimento básico de action script 2.0, e saber trabalhar com as ferramentas do macromedia flash.

Hoje vou ensinar a criar um game de perguntas e respostas em flash, muito simples vou utilizar perguntas absurdas que serão:

qual a primeira, segunda e terceira letra do alfabeto?

Claro que você vai escolher perguntas mais difíceis, dignas de um bom jogo!!!
Para começar crie na primeira frame estes objetos:

1 texto estático contendo o nome pontos
1 texto dinâmico de variável "pontos"
1 texto estático onde você vai escrever a pergunta, mas não agora
3 botões de cor clara eu utilizei um cinza, neste botões coloque em cada um um texto estático e escreva a, b e c respectivamnte, pois serão as opções do game.
agora tecle F6 2 vezes para copiarmos para as outras frames

agora vamos escrever as perguntas:

frame 1 : qual a primeira letra do alfabeto?
frame 2: qual a segunda letra do alfabeto?
frame 3: qual a terceira letra do alfabeto?

E nos botões da frame 1:

coloque os códigos:

a:

on (press) {
 gotoAndPlay(2);
 pontos +=1
}

b:

on (press) {
 gotoAndPlay(2);

}
c:

on (press) {

 gotoAndPlay(2);

}
Nas outras frames:

frame 2:

a:

on (press) {
 gotoAndPlay(3);

}

b:

on (press) {
 gotoAndPlay(3);
 pontos +=1
}

c;

on (press) {
 gotoAndPlay(3);
}

frame 3:

a:

on (press) {
 gotoAndPlay(4);

}

b:

on (press) {
 gotoAndPlay(4);

}

c:

on (press) {
gotoAndPlay(4);
 pontos +=1
}

agora clique na frame 3 e tecle F6 uma vez para copiar o conteúdo criando assim a frame 4, na frame 4 apague tudo deixando apenas o texto estático com o nome pontos e o texto dinâmico com variável "pontos" troque a variável "pontos" por "pontuacao".

crie na frame 4 um texto dinâmico com variável : "text" e na frame coloque o código:

stop();
pontuacao = 0
pontuacao = pontos
if (pontuacao >=3) {
 _root.text="ótimo"
}else{
 _root.text="você não atingiu a pontuação correta!!!"
}
ah! e também coloque a função stop(); nas outras frames também porque se não vai criar slides e o jogador não terá a mínima chance de jogar!!!

Vou explicar como funciona este game:

o jogador deve chegar á pontuação máxima, que neste caso é 3 pontos, se não for atingida surge a mensagem:

você não atingiu a pontuação correta!!!

se o jogador atingi-la aparece: "ótimo"

O arquivo .fla pode ser baixado no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/Z_m9jJxP/jogo_de_perguntas_e_respostas.html

Até a próxima

E não deixem de ver as aulas de Html do blog!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aula 4 - Curso de Html

Aula 4 - Curso de Html
Links
os links são utilizados para redirecionar o internauta
para outras páginas, o comando que torna isto possível
no html é o <a href> e escrevemos um link assim:
<a href="http://www.cjpcturbo.blogspot.com/">
Clique Aqui</a>
O link acima direciona o usuário para o blog cjpcturbo
e o texto visualizado na página é "Clique Aqui"
Também é possível colocar um link de e-mail para que
as pessoas enviem uma mensagem para você
veja como se faz:
<a href="mailto:seunome@servidor.com%22%3Ebasic email</a>
Você ainda pode criar um download, para isto ao invés
de direcionar para uma URL ou E-mail você direciona
para o arquivo em .zip ou .rar ou ainda .exe
exemplo:
<a href="nomedoarquivo.rar">
Download</a>
Obs: o arquivo deve ficar no mesmo diretório do html

Na próxima aula falaremos sobre Formulários
Até a próxima!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tutorial jogo de carro no Flash Mx

Postei recentemente no youtube um vídeo tutorial sobre criação de um game de carro em flash mx, e o usuário: juninhosantosMr reclamou o script, tentei responder mas estava dando erro, então postarei aqui os códigos, seguem abaixo:

carro:


onClipEvent(load){
speed = 0;
}
onClipEvent (enterFrame) {

if (Key.isDown(Key.UP)) {
speed += 0.5;
}
if (Key.isDown(Key.DOWN)) {
speed += -0.2;
}
if (Math.abs(speed)>10) {
speed *= .7;
}
if (Key.isDown(Key.LEFT)) {
_rotation -= 12;
}
if (Key.isDown(Key.RIGHT)) {
_rotation += 12;
}
speed *= .98;
x = Math.sin(_rotation*(Math.PI/180))*speed;
y = Math.cos(_rotation*(Math.PI/180))*speed*-1;
if (!_root.land3.hitTest(_x+x, _y+y, true)) {
_x += x;
_y += y;
} else {
speed *= -.10;


}
}


chegada:

onClipEvent (enterFrame) {
if (_root.chegou, hitTest(_root.carro)) {
_root.gotoAndPlay(2);

}
}


Para acompanhar os três vídeos tutorias:

vídeo 1:



vídeo 2:


vídeo 3:



Para melhor visualização deixe em tela inteira.

Boa Sorte!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conheça o Flash

Conheça o flash
A história do Flash
O Flash veio de softwares que foram desenvolvidos para desenhos sem animações. O primeiro software, Apple II, parecia mais com o que nós conhecemos hoje como Microsoft Paint. Depois disso Jonathan Gay trabalhou incansavelmente para desenvolver programas que tivessem alguma interatividade e animação. O Intellidraw, além de desenhar, poderia adicionar comportamentos interativos a esses desenhos. Mas, mesmo assim, os programas eram difíceis de serem manipulados, pois eram feitos com joysticks e depois utilizaram canetas que desenhava em mesas (boards). Da necessidade de uma ferramenta que pudesse ser mais acessível, surgiu o Smartsketch, que trouxe uma melhor maneira de se desenhar no computador e estabeleceu grande sucesso num mercado que era dominado pelo Adobe Illustrator e Macromedia Freehand.
Em 1995, a Futurewave recebeu retorno de vários usuários para tornar essa ferramenta em uma ferramenta de animação, mas o mercado de animação era muito pequeno. Nesse mesmo tempo surgia a internet, um mercado muito promissor para esse tipo de ferramenta. Pensando nisso, começaram a aprimorar o Smartsketch, visando colocar animação e usar Java para renderizar um player de web. A partir daí, o Smartsketch se tornou um programa totalmente voltado para animação e mudou de nome para "Cellanimator". Porém, temendo ser confundido somente com um software de criação de cartoon, ele mudou o nome para Future Splash Animator.
Em novembro de 1996, a Macromedia se juntou com a FutureWave e, em dezembro do mesmo ano, a Macromedia adquiriu a companhia, e o Future Splash Animator se tornou o Flash 1.0. o Flash possui vários tipos de animação, sendo elas: Interpolação de Movimento e de Forma e a quadro a quadro.
Em Abril de 2005 a Adobe Systems divulga a aquisição da Macromedia em uma transação de 3,4 bilhões de dólares. A união das duas gigantes do setor traz novidades muito agradáveis para o Flash. Em março de 2007 é lançado o Adobe Flash CS3, nona versão do software e primeira produzida pela Adobe. O Flash CS3 integra a Adobe Creative Suíte 3, passando a ter compatibilidade total com softwares da Adobe como o Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop. A atual versão dos softwares da Adobe são da família Creative Suite 5, que contém o Flash CS5 com diversas novas ferramentas para animação.

domingo, 22 de maio de 2011

Fazer um jogo de carro no flash mx

Aprenda a criar um game de corrida de carro em flash
basta que você tenha conhecimento da linguagem
action script 2.0 e acompanhar os três vídeos tutoriais
que postei no youtube .
vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=MYw1H7THo_U&feature=related

video 2


http://www.youtube.com/watch?v=qC7uCoyRHbg&feature=mfu_in_order&list=UL

video 3

http://www.youtube.com/watch?v=99Afl9-W4lM&feature=mfu_in_order&list=UL



Ensinem também o que sabem aos outros, é muito bom compartilhar
conhecimentos. Façam tutoriais no youtube, blog, site, etc...


Obrigado!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CURSO DE HTML - AULA 3

Tabelas e Listas

tabelas são muito utilizadas em websites para organizar conteúdos
como por exemplo para inserir uma imagem colocamos em uma
tabela e para o texto do site outra tabela e para os botões do site
uma tabela com mais colunas.

o comando para inserir uma tabela é o <table> e o parametro
"border" se refere a borda da tabela:

<table border="0">
<table border="1">

para inserirmos uma linha: <tr>
para inserirmos uma coluna <td>

ex:

<table border="1">
<tr>
<td>1</td>
<td>2</td>
</tr>

As listas também organizam itens em listagem que pode ser
numerada ou marcada:

o comando para criar uma lista é <ul> para as marcadas e
<ol> para as numeradas, para acresentar um item \à lista
inserimos entre as tags: <li></li>

Na próxima aula falaremos sobre links